Palavra do Editor

walmor-santos

A literatura juvenil vem crescendo em qualidade no País. É o principal gênero entre as vendas de narrativas, exceto a chamada literatura espírita. Simples assim.

No entanto, se até poucos anos ela se atinha a meras aventuras e muitas obras despreocupadas de uma qualidade maior – com exceções –, e que buscava simplesmente o consumo, hoje, já se constata uma grande preocupação com a qualidade, tanto pelos leitores quanto por professores – estes responsáveis diretos pela formação e aumento dos leitores. – E, entre os escritores realmente comprometidos com a profissão, essa busca pela qualidade se faz tanto no tema, de interesse da faixa etária, quanto na forma, intencionando produzir subtextos capazes de, pela emoção e pelo prazer, realizar transformações sociais que a boa literatura permite.

É o caso de Deus está morto?, de Kleber Boelter.

O autor de Peter Bullet em um caso complicado e de A luz que guia também pode cegar vem com a história de Frederico, o professor de Filosofia, que põe sua comunidade em polvorosa ao propor o tema: Deus está morto?

Como acontece com algumas obras cujos temas parecem polêmicos à sociedade tradicional, que apenas toma pé de algum assunto mais polêmico e, sem qualquer interpretação mais profunda, sai comprando brigas com professores mais conscientes de sua função de mestre.

Essa mesma sociedade, bastante hipócrita no seu comportamento diário – basta comparar o tipo de censura citado com a programação televisiva a que assistem em suas casas – precisa ser, sem medo, sacudida nos alicerces. Outras não foram as preocupações dos grandes filósofos, como Nietzsche, como dos paradigmas religiosos, como um Ghandi, um Cristo, um Buda.

Se tem função, a boa arte deve provocar para fazer pensar.

Sem dúvida, Kleber Boelter tem essa preocupação enquanto artista, professor e pai.

Walmor Santos

WS EDITOR
Rua Bernardo Pires, 492, Bairro Santana
90620-010 – Porto Alegre – RS

Fone: 0 51 3029 7018 / 7028 / 7461

Visite nosso site:
www.wseditor.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: